quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Dicas EMOC : Curso Profissionalizante Gratuito tem vagas abertas para jovens de Campo Grande

O objetivo do curso é proporcionar aos jovens formação profissional de alta qualidade, além de noções de cidadania.

A Escola Pau-Brasil, curso de profissionalização na área de marcenaria moderna, design de móveis e produção de objetos de decoração da GIRA Solidário, está com vagas abertas. Podem se inscrever jovens de 15 a 20 anos de escolas públicas de Campo Grande ou bolsistas de escolas particulares. O curso, que tem duração de três anos, prepara jovens em situação de vulnerabilidade social de Campo Grande para o mercado de trabalho, através de profissionalização especializada em uma das áreas que mais crescem em Mato Grosso do Sul.
O objetivo do curso é proporcionar a esses jovens uma formação profissional de alta qualidade, além de noções de cidadania, aulas de reforço em Língua Portuguesa, Matemática, Geometria, empreendedorismo, cultura de paz e ecologia. Os alunos também participam de atividades lúdicas que colaboram para formação cidadã. 
O projeto, que acontece na sede da GIRA Solidário no bairro Pioneiros, atende preferencialmente jovens de famílias dos bairros mais pobres de Campo Grande, como Dom Antônio Barbosa, Parque Lageado, Parque do Sol, Jardim Colorado, Aero Rancho e Los Angeles, considerados os mais vulneráveis, social e economicamente, da Capital, apresentam altos índices de violência, baixa renda e até falta de saneamento básico.
“Na Escola Pau-Brasil formamos profissionais que o mercado da capital precisa e não encontra em nenhum lugar. Os jovens se tornarão profissionais de altíssimo nível, mas também acumulam valores como cidadãos”, destaca Stephan Hofmann, coordenador geral da Escola Pau-Brasil e presidente da GIRA Solidário.
A metodologia e as técnicas ministradas no curso são baseadas nas normas do Sistema Federal de Ensino Profissional de Marceneiros Suíços, que foram adaptadas à realidade e à cultura brasileira. Para as aulas de Cidadania são aplicadas as experiências de vários projetos que a GIRA Solidário, organização responsável pelo projeto, realiza desde 2002 em Campo Grande e em Ribas do Rio Pardo.
Para concorrer a uma vaga os interessados deverão comparecer na GIRA Solidário, na Rua Miraí, 700, no Bairro Pioneiros, sábado, 14 de setembro, às 9h30. Lá os interessados irão conhecer os requisitos para participar do curso, fazer a inscrição e conhecer todo o desenvolvimento dos alunos que já participam da iniciativa. Pais, mães e responsáveis pelos adolescentes são bem vindos.
O programa Escola Pau-Brasil foi vencedor do Prêmio ANU Dourado 2012, como melhor iniciativa social de Mato Grosso do Sul. Para informações e inscrições os interessados podem ligar para a GIRA Solidário no 3384 0113 ou 9988 6686.
Serviço
O quê?
Vagas para o curso de profissionalização da Escola Pau-Brasil
Onde?
GIRA Solidário - Rua Miraí, 700. Bairro Pioneiros. Campo Grande – MS
Quando?
14 de Setembro às 9h30
Para quem?
Jovens entre 15 e 20 anos
Como fazer?
Entre em contato nos telefones 3384 0113 ou 9988 6686
FONTE:  http://www.girasolidario.org.br/noticias/curso-profissionalizante-gratuito-tem-vagas-abertas-para-jovens-de-campo-grande

SOBRE O PROJETO

Escola Pau Brasil

Os alunos da Escola Pau Brasil têm a oportunidade de se tornarem profissionais da marcenaria, do design de móveis e do empreendedorismo. Unindo os recursos da arte e de uma nova formação, o projeto oferece aos jovens diferentes perspectivas de futuro e uma consciência de cidadania.
Escola Pau Brasil

O curso tem duração de três anos e está estruturado em 24 horas semanais de aulas práticas e oito horas de ensino teórico. Uma nova turma de seis alunos (entre 17 e 20 anos) inicia atividades a cada semestre. A grade oferece ensino complementar de cidadania, português, matemática e estímulos lúdicos, além de atividades de lazer.

As técnicas e o padrão suíço de marcenaria foram adaptados para as aulas, recebendo adaptação à cultura brasileira. Avaliações a cada seis meses irão testar o desempenho de cada participante. Quando atinge bons resultados, o aluno é contemplado com ferramentas pessoais para que possa se preparar para seu próprio empreendimento, estabelecendo parcerias com profissionais da área e desenvolvendo o ofício.

A venda de produtos confeccionados nas oficinas tornará o projeto autosustentável em seis anos. Até a autosustentabilidade da Escola Pau Brasil serão formados 72 profissionais munidos de todas as técnicas de marcenaria moderna, conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos e preparados para o mercado de trabalho. Os jovens serão estimulados a desenvolver habilidades como a criatividade, autoestima, cooperação, percepção artística e senso estético.

O Projeto Escola Pau Brasil foi idealizado pelo arquiteto suíço e mestre em marcenaria Alfred Lei, presidente da GIRA Solidário Suíça, organização sem fins lucrativos parceira da GIRA Solidário Brasil. As duas serão responsáveis pela coordenação e execução de todas as atividades desenvolvidas nas oficinas.

FONTE: http://www.girasolidario.org.br/projetosociais/atuais/escola-pau-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário